Bem - vindo

Acesso à base de dados SCOPUS

novo

Acessos a partir da plataforma InCites

novo

Estão disponíveis, no âmbito da b-on e a partir da plataforma InCites, os acessos ao Journal Citation Reports (http://jcr.incites.thomsonreuters.com) e Essential Science Indicators (http://esi.incites.thomsonreuters.com).

O acesso a estes recursos pode fazer-se diretamente no site da Web of Science (WOS) em http://apps.webofknowledge.com/UA_GeneralSearch_input.do?product=UA&search_mode=GeneralSearch&SID=Z2Jr1QlVsSJ2KIBdY9l&preferencesSaved=  selecionando em seguida o separador pretendido.

Biblioteca da ESART

esart new

 

A Biblioteca da Escola Superior de Artes Aplicadas já está a funcionar nas novas instalações da Escola situadas no campus a Talagueira. A mudança para as novas instalações decorreu ainda no mês de julho de 2014, tendo a Biblioteca sido aberta ao público no início de setembro. Se quiser pode visitar-nos. Será bem-vindo.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

novo

Já se encontram disponíveis as Bibliografias recomendadas para os cursos de licenciatura da ESACB e ESART. A informação está organizada por curso, ano e unidade curricular.

Com esta funcionalidade pretende-se ajudar os estudantes na tarefa de localização das obras de consulta recomendadas pelos docentes. Para todas as obras recomendadas que existem na Biblioteca da ESA/IPCB ou em outra qualquer biblioteca do Instituto Politécnico de Castelo Branco apresenta-se a cota respetiva (Ex. L01-22908). No caso das publicações disponíveis online é indicado o respetivo URL.

Esta funcionalidade está disponível no endereço: http://biblioteca.esa.ipcb.pt/index.php/pt/bibliografia-recomendada

Boas Pesquisas!

DOIS DIAS NA VIDA DE UMA BIBLIOTECA DO ENSINO SUPERIOR

bib1

O programa de mobilidade designado “A Minha Biblioteca é a Tua Biblioteca” é um programa de intercâmbio, entre profissionais de biblioteca, criado no âmbito do Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), que tem como objetivo promover a colaboração e o conhecimento das Bibliotecas do Ensino Superior (BES) portuguesas, entre os profissionais da área. Concretiza-se, através da realização de visitas de trabalho de curta duração, tendo em vista a troca de experiências e o contacto in loco e hands on com boas práticas, dos quais poderão igualmente resultar parcerias e projetos em rede. O programa de mobilidade “A Minha Biblioteca é a Tua Biblioteca” pressupõe que as Bibliotecas do Ensino Superior apresentem programas de acolhimento, à BAD, que procederá à sua divulgação de modo a que estes possam ser conhecidos pelos eventuais interessados (Adapt. GTBES – BAD).

A Biblioteca da ESACB e ESART foi convidada pela BAD a apresentar uma candidatura no âmbito do programa. O desafio foi aceite e o projeto candidato recebeu o nome de “DOIS DIAS NA VIDA DE UMA BIBLIOTECA DO ENSINO SUPERIOR”. A proposta mereceu a atenção da colega Cristina Alves da Universidade Aberta que o selecionou para realizar a sua mobilidade.

bib2

 

Como o próprio nome indica o programa constou de dois dias de trabalho desenvolvido nas Bibliotecas da ESACB e da ESART e decorreu de 25 a 26 de junho de 2015. Foram realizadas visitas às Escolas, e às respetivas bibliotecas e apresentado o staff.

 

O programa de trabalho foi integralmente cumprido e integrou as seguintes atividades: sessão de trabalho na Biblioteca da ESACB; apresentação das atividades da biblioteca com particular destaque para as atividades de difusão de informação realizadas pelas Bibliotecas da ESACB e ESART: colaboração na preparação e difusão dos seguintes instrumentos: INFOBIB – Folha Informativa da biblioteca da ESACB e INFOBIB – Folha Informativa da Biblioteca da ESART; registo e difusão de novidades pelas bibliotecas; verificação e validação de registos bibliográficos (UNIMARC) nos catálogos das bibliotecas; sessão de trabalho na Biblioteca da ESART; os repositórios do IPCB: enquadramento institucional e importância relativa no contexto da preservação científica e académica; a função preservação; a função reporte; inserção de documentos nos repositórios; micro-auditoria em sede de repositório: verificação das condições de inserção, integração e validação de documentos nos Repositórios de acordo com o Guião de Auditoria utilizado nos serviços; balanço final em modo de reunião e elaboração de relatório.

 

Maria Eduarda Pereira Rodrigues