Bem - vindo

VISITA ÀS BIBLIOTECAS E AO ARQUIVO DA UNIVERSIDADE DE ALICANTE

bib

 

A procura contínua de boas práticas e a partilha de conhecimento são dois aspetos fundamentais para o exercício de qualquer atividade profissional.

Nesse sentido e, na sequência de contactos efetuados anteriormente com o intuito de procurar e partilhar boas práticas no âmbito da gestão de bibliotecas e, mais recentemente, de arquivos institucionais de instituições de ensino superior, foi efetuada pela Bibliotecária do IPCB, Maria Eduarda Pereira Rodrigues, uma visita às Bibliotecas e ao Arquivo da Universidade de Alicante. A visita profissional teve como objetivo observar e recolher boas práticas, contactar com outros profissionais e com outras realidades de modo a enriquecer a função biblioteconómica e arquivística nas Bibliotecas do IPCB e decorreu de 2 a 4 de junho de 2015.

Relativamente às Bibliotecas, o programa incluiu entrevistas com diversas bibliotecárias, nomeadamente com a Diretora Geral das Bibliotecas da Universidade de Alicante, D. Remedios Blanes Gran, com a Diretora do PuntBiu, D. Ana Candela, com a Diretora da Biblioteca Politécnica e das Ciências da Saúde D. Paula Molína Escrivá e ainda com os Bibliotecários da Biblioteca de Ciências.

Durante as entrevistas foram trocadas informações sobre funcionamento, sistemas de qualidade e certificação, tratamento de recursos bibliográficos, difusão de informação, redes sociais e serviços de referência. Foi ainda partilhada e comparada informação sobre o funcionamento dos repositórios da universidade e do IPCB. Cada entrevista foi seguida de uma visita às bibliotecas do campus universitário e ao depósito da biblioteca geral.

Relativamente ao Arquivo Universitário, foram realizadas duas entrevistas, respetivamente com a Diretora dos Arquivos Universitários D. Mercedes Guijarro Antón e com a arquivista Marisa Romero. A entrevista com a diretora foi bastante detalhada e incluiu, para além das referências à organização do arquivo em suporte tradicional papel, uma parte de informação relativa ao arquivo de documentos eletrónicos (e-administração). À entrevista seguiu-se a visita às instalações do arquivo físico. Durante a visita obtiveram-se informações preciosas sobre a arrumação dos documentos, tipos mais adequados de mobiliário, tal como estantes, zona de limpeza e expurgo e materiais necessários para resguardo e preservação dos documentos de arquivo.

Maria Eduarda Pereira Rodrigues